também competências profissionais que não se reduzem ao domínio dos conteúdos
a serem ensinados, e aceitar a idéia de que a evolução exige que todos os
professores possuam competências antes reservadas aos inovadores ou àqueles
que precisavam lidar com públicos difíceis
Philippe PerrenoudDez Novas Competências para Ensinar Porto Alegre (Brasil), Artmed Editora, 2000.
Obra originalmente publicada sob o títuloDix nouvelles compétences pour enseigner. Invitation au voyage Paris, ESF, 1999.
1. Organizar e dirigir situaçôes de aprendizagem
Conhecer,
para determinada disciplina, os conteùdos a serem ensinados e sua tradução em
objetivos de aprendizagem
Trabalhar
a partir das representações dos alunos
Trabalhar
a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem
Construir
e planejar dispositivos e seqüências didáticas
Envolver
os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento
2. Administrar a progressão das aprendizagens
Conceber
e administrar situaçôes-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos
alunos
Adquirir
uma visão longitudinal dos objetivos do ensino
Estabelecer
laços com as teorias subjacentes às atividades de aprendizagem
Observar
e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, de acordo com uma abordagem
formativa
Fazer
balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão
Rumo a
ciclos de aprendizagem
3. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de
diferenciação
Administrar
a heterogeneidade no âmbito de uma turma
Abrir,
ampliar a gestão de classe para um espaço mais vasto
Fomecer
apoio integrado, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades
Desenvolver
a cooperação entre os alunos e certas formas simples de ensino mútuo
Uma dupla
construção
4. Envolver os alunos em suas aprendizagens e em
seu trabalho
Suscitar
o desejo de aprender, explicitar a relação com o saber, o sentido do trabalho
escolar e desenvolver na criança a capacidade de auto-avaliação
Instituir
um conselho de alunos e negociar com eles diversos tipos de regras e de
contratos
Oferecer
atividades opcionais de formação
Favorecer
a definição de um projeto pessoal do aluno
5. Trabalhar em equipe
Elaborar
um projeto em equipe, representações comuns
Dirigir
um grupo de trabalho, conduzir reuniões
Formar e
renovar uma equipe pedagógica
Enfrentar
e analisar em conjunto situações complexas, práticas e problemas profissionais
Administrar
crises ou conflitos interpessoais
6. Participar da administração da escola
Elaborar,
negociar um projeto da instituição
Administrar
os recursos da escola
Coordenar,
dirigir uma escola com todos os seus parceiros
Organizar
e fazer evoluir, no âmbito da escola, a participação dos alunos
Competências
para trabalhar em ciclos de aprendizagem
7. Informar e envolver os pais
Dirigir
reuniões de informação e de debate
Fazer
entrevistas
Envolver
os pais na construção dos saberes
" Enrolar "
8. Utilizar novas tecnologias
A
informática na escola : uma disciplina como qualquer outra, um savoir-faire ou
um simples meio de ensino ?
Utilizar
editores de texto
Explorar
as potencialidades didáticas dos programas em relação aos objetivos do ensino
Comunicar-se
à distância por meio da telemática
Utilizar
as ferramentas multimídia no ensino
Competências
fundamentadas em uma cultura tecnológica
9. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da
profissão
Prevenir
a violência na escola e fora dela
Lutar
contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais
Participar
da criação de regras de vida comum referentes à disciplina na escola, às
sanções e à apreciação da conduta
Analisar
a relação pedagógica, a autoridade e a comunicação em aula
Desenvolver
o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça
Dilemas e
competências
10. Administrar sua própria formação continua
Saber
explicitar as próprias práticas
Estabelecer
seu próprio balanço de competências e seu programa pessoal de formação continua
Negociar
um projeto de formação comum com os colegas (equipe, escola, rede)
Envolver-se
em tarefas em escala de uma ordem de ensino ou do sistema educativo
Acolher a
formação dos colegas e participar dela
Ser
agente do sistema de formação continua
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www2.neaad.ufes.br/subsite/midiaseducacao/pdf/etapa2_as_novas_competencias.pdf
Elaine Barbosa
Equipe Letra no Blog
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www2.neaad.ufes.br/subsite/midiaseducacao/pdf/etapa2_as_novas_competencias.pdf
Elaine Barbosa
Equipe Letra no Blog

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