sábado, 15 de novembro de 2014

Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Portuguesa



Oi? Hã? Que é isso, hein?

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, elaborados por uma equipe de especialistas ligadas ao MEC, têm por objetivo estabelecer uma referência curricular e apoiar a revisão e/ou elaboração da proposta curricular dos estados ou das escolas integrantes dos sistemas de ensino. Foi publicado no ano de 1998 e sua estrutura macro compõe-se por diversas áreas de conhecimento: português, matemática, historia, geografia, ciências naturais, artes, educação física e língua estrangeira além da introdução e dos temas transversais. Estes propõe a discussão de questões da sociedade brasileira, como as ligadas à ética, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, saúde, trabalho e consumo.

O PCN facilita a elaboração do projeto político pedagógico da escola, oferece subsídios aos educadores para que as práticas pedagógicas sejam da melhor qualidade, não sendo um documento obrigatório.

Estrutura Específica

O PCN (Parâmetro Curricular Nacional) de língua portuguesa divide-se em:

1ª parte: apresentação da área e definição das linhas gerais da proposta. Analisa alguns problemas de ensino da língua e situa a proposta em relação ao movimento de reorientação curricular nos últimos anos. Discorre sobre a natureza, as características e a importância da área. Finalmente, indica os objetivos e conteúdos propostos para o ensino fundamental.

2ª parte: dedicada ao 3º e 4º ciclos, caracterizando o ensino e aprendizagem da língua portuguesa nesses ciclos; define os objetivos e conteúdos, apresenta orientações didáticas, especifica as relações existentes entre o ensino e, por fim, propõe critérios de avaliação.

Objetivos

Segundo o PCN, a escola deve organizar um conjunto de atividades em que possibilite aos alunos a inserção afetiva no mundo da escrita, ampliando suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania.

Conteúdos

Os conteúdos de língua portuguesa articulam-se em torno de dois eixos: o uso da língua oral e escrita e a reflexão sobre a língua e a linguagem.

"as situações didáticas são organizadas em função da análise que se faz dos produtos obtidos nesse processo e do próprio processo" (Parâmetros Curriculares Nacionais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário