sábado, 15 de novembro de 2014

Ensino Fundamental de nove anos

Conceito e objetivo


O objetivo do Ensino Fundamental de nove anos é assegurar a todas as crianças um tempo mais longo no convívio escolar, mais oportunidades de aprender e um ensino de qualidade. Essa é a proposta do MEC com a implantação do ensino fundamental de nove anos. A intenção é fazer com que aos seis anos de idade a criança esteja no primeiro ano do ensino fundamental e termine esta etapa de escolarização aos 14 anos. A ampliação do ensino fundamental começou a ser discutida no Brasil em 2004, mas o programa só teve início em algumas regiões a partir de 2005. O prazo para que o ensino fundamental seja de nove anos em todo o Brasil seria até 2010.


2 comentários:

  1. Ao entrevistar uma professora especialista em educação infantil, ela é da opinião que não deveria ser suprimido esta etapa da vida da criança, de modo que ela pudesse ter o seu desenvolvimento para que ao ingressar no ensino fundamental, ela tivesse completado essa etapa inicial, no que diz respeito ao seu desenvolvimento, um tempo necessário de brincadeira,tudo o que é da vida da infância. A proposta ao ser implantada essa lei seria que a criança continuaria tendo acesso aos brinquedos como na educação infantil, mas essa não é a realidade, nem esta sendo cumprido a proposta também na questão do mobiliário que já é de ensino fundamental, existem tempos menores de brincadeiras,tudo o que era da educação infantil já não faz mais parte desta etapa, considera uma perda irreparável suprir esse tempo de expressão tão importante para o processo de alfabetização que vai se consolidando no ensino fundamental.Enfim os resultados estão abaixo das expectativas implementadas. Norma Neves dos Santos curso, Música grupo 6

    ResponderExcluir
  2. Na entrevista que realizei com a coordenadora de uma escola municipal de santos, ela também era contra e apresentou os mesmos motivos. Disse que, para que tudo o que está escrito na teoria desse certo, deveria haver mais investimento na parte estrutural, no material humano, menos alunos em sala e adequações nos conteúdos para que conseguissem disponibilizar mais tempo para brincadeiras, indispensáveis na idade deles.

    ResponderExcluir